← voltar

O Segundo Sexo

O clássico de Simone de Beauvoir, numa análise do fardo do trabalho doméstico.

🎯 Nível: 10º Ano | 📌 Tema: Farsa de Inês Pereira

⏱️ Duração: 1 aula | 📝 Formato: Ficha de Trabalho

Poucas tarefas se assemelham mais ao trabalho doméstico do que o suplício de Sísifo: dia após dia, há que lavar a loiça, passar um pano nos móveis, remendar a roupa, que no dia seguinte estarão novamente sujos, empoeirados, rasgadas.

Ainda que revestidas do cómico caricatural que compõe a farsa vicentina, as queixas de Inês Pereira no início da peça são imediatamente compreendidas por qualquer pessoa que alguma vez se tenha confrontado com a realidade do trabalho doméstico: dia após dia, sem fim à vista, a repetição das mesmas tarefas, dos mesmos movimentos.

Em 1949, Simone de Beauvoir publicou O Segundo Sexo, que rapidamente se converteu num dos mais importantes clássicos da filosofia feminista. Erudito, acutilante, controverso, o livro de Beauvoir analisa detalhadamente o passado e o presente da subordinação da mulher ao homem, assim como as razões que levam o masculino a permanecer como ‘padrão’ da sociedade, enquanto o feminino é continuamente relegado para o lugar do ‘Outro’ – o segundo sexo.

Num dos seus excertos, encontramos uma descrição do trabalho doméstico e das poucas perspectivas de futuro que este oferece, oferecendo-nos uma possibilidade de imaginar o sofrimento de Inês sem a capa da caricatura. Porém, se a obra clássica de Simone de Beauvoir foi escrita quatro séculos depois da de Gil Vicente, será que afinal o destino das mulheres mudou assim tão pouco?

Nesta ficha de trabalho, os alunos são convidados a uma análise feminista da Farsa de Inês Pereira, justapondo o drama vicentino com o drama do real descrito por Simone de Beauvoir n’O Segundo Sexo. As questões que decorrem da leitura da peça e que nos fazem pensar sobre o papel das personagens femininas são, assim, analisadas através de uma voz também ela feminina, sublinhando que o passado está, por vezes, mais perto de nós do que pensamos.

🧠 Soluções e Guia do Professor;
✍️ Leitura feminista da Farsa, através de um texto clássico;
🔄 Tradução inédita;
🧩 Competências: leitura e interpretação, comparação textual, cidadania.

Atenção!

Esta aula está dividida em dois: o texto (gratuito) e a ficha de trabalho. Descarregue ambos os documentos para ter a aula completa.