
Die Eule der Minerva beginnt erst mit der einbrechenden Dämmerung ihren Flug.
Hegel, Princípios da Filosofia do Direito (1820)
A coruja de Minerva inicia o seu voo apenas ao cair da noite – com esta expressão, Hegel sublinha que o verdadeiro conhecimento só existe em retrospetiva, que a reflexão filosófica requer a calma de quem aguarda pelo fim do bulir do dia. O pensamento exige um olhar para o passado.
Sobre o Projeto
Acreditamos num ensino humanístico ao alcance de todos; um ensino multicultural, interdisciplinar, comparatista e intelectualmente estimulante, que vá além da realidade imediata dos alunos, que lhes abra as portas do mundo da forma que apenas a literatura consegue.
Acreditamos que os alunos querem mais do que o que já conhecem – e que frequentemente conhecem melhor que os professores. Acreditamos que a função do professor é oferecer uma porta aberta para esse mundo além do mundo.
O programa de Português – extenso e sobrelotado –, não permite grandes desvios. Por esta razão, não vai encontrar aqui propostas irrealistas, desligadas da realidade da profissão do ensino, dentro e fora da sala de aula. O nosso objetivo é ajudar os professores, sem os sobrecarregar com trabalho de casa extra.
Sobre Mim

O meu nome é Bernardo Ferreira. Sou professor de Português do ensino básico e secundário, tradutor e doutorado em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Criei esta plataforma para partilhar a minha paixão pelo ensino e pela literatura. Todos os materiais disponibilizados n’O Jovem Humanista nasceram num contexto prático, de sala de aula, foram testados por mim, com os alunos, e continuamente aprimorados.
